Últimas Notícias
Endometriose: diagnóstico e tratamento
A 59ª edição do Projeto Pauta Feminina reuniu especialistas nesta quinta-feira (27) para discutir diagnóstico, tratamento e intervenções que impactam a vida das portadoras de Endometriose.
Leia mais...- Acessos: 1530
Os tempos mudaram, tabus caíram por terra, mas algumas mulheres ainda se ressentem de conversar sobre a região íntima. Sendo esta uma das áreas mais sensíveis do organismo feminino, é importante manter a higienização sempre. Tanto quanto escovar os dentes e banhar, essa limpeza deve fazer parte da rotina diária da mulher. Isso porque, além de eliminar odores, vai prevenir infecções e a proliferação de fungos.
O ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli Borges Filho, explica que junto a essa higiene existem outras características que envolvem a parte sexual feminina e que não são conhecidas pelas mulheres. Por exemplo: você deve ou não tomar mais de um banho no dia para manter a boa higiene vaginal? "O corpo precisa de higiene, mas nem por isso você deve exagerar na quantidade de banhos. A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos", explica o ginecologista.
E sabonete íntimo, devem utilizar? Na hora do banho, explica Domingos, o ideal é fazer a limpeza com sabonetes líquidos. Eles possuem o pH necessário (em torno de 5 ou 6) para manter a região equilibrada e evitar, assim, a proliferação de fungos e bactérias. Já outras informações explicadas pelo especialistas são bem curiosas.
Você sabia, por exemplo, que a vagina pode alterar o tamanho? Segundo o ginecologista, quando a mulher fica excitada, a vagina aumenta em cerca de 5 a 7 centímetros seu tamanho que vai da vulva ao colo do útero.
10 questões sobre a região íntima feminina
O ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli Borges Filho, explica que junto a essa higiene existem outras características que envolvem a parte sexual feminina e que não são conhecidas pelas mulheres. Veja a seguir!
Tomo mais de um banho no dia para manter a higiene íntima?
O corpo precisa de higiene, mas nem por isso você deve exagerar na quantidade de banhos, uma vez que a vagina é um órgão com pH regulado e lavar em demasia pode desequilibrar a flora vaginal. A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia de preferência com água e sabonete especial. Evite esfregões.
Devo usar o sabonete íntimo?
Na hora do banho, o ideal é fazer a limpeza com sabonetes líquidos. Eles possuem o pH necessário (em torno de 5 ou 6) para manter a região íntima equilibrada e evitar, assim, a proliferação de fungos e bactérias.
Como verificar se algo está errado com minha vagina?
A mulher precisa ficar de olho! Por isso, o espelho deve ser seu aliado. Qualquer alteração, lesão, inchaço, verruga ou algo a mais que aparecer é importante visitar um ginecologista o quanto antes.
Qual tipo de calcinha é indicado para usar no dia a dia?
Estas peças são importantes aliadas nessa higiene íntima. Prefira aquelas com os tecidos mais arejados e com menor capacidade de absorver produtos de limpeza como as calcinhas de algodão.
Posso usar qualquer tipo de absorvente?
Na hora da menstruação não tem para onde correr: é necessário o uso dos absorventes. No entanto, prefira utilizar os que não possuem perfumes, pois alguns podem causar alergias e coceiras. Essa troca deve acontecer de duas em duas horas.
E quanto aos protetores diários?
Os protetores diários, também conhecidos como absorventes diários, são feitos para a sua higiene do dia a dia. Podem parecer ser inofensivos, mas deixam a área ainda mais abafada e úmida. Se o uso do absorvente deve ser feito somente no período menstrual e não é recomendado utilizar essa proteção sempre.
A alimentação influencia no bem-estar da região íntima?
Engana-se quem pensa que os alimentos não influenciam no bem-estar vaginal. O consumo do álcool e outras drogas diminui a imunidade do corpo deixando-a propensa a infecções. Ingerir iogurtes e seus derivados ajuda na proteção do organismo.
Corrimento é algo normal?
Quando a vagina passar por algumas situações, ela desenvolve um líquido pastoso que indica se está tudo bem ou não. Se o corrimento for amarelo ou cinza, tiver mau cheiro e provocar coceira, ha indícios de infecções. Assim, é necessário procurar um ginecologista. Agora, se o corrimento não vier acompanhado com ardência e coceira, a secreção faz parte da autodefesa do organismo.
A vagina pode alterar de tamanho?
O assunto é bem curioso, mas é a pura verdade. Quando a mulher fica excitada, a vagina aumenta em cerca de 5 a 7 centímetros seu tamanho que vai da vulva ao colo do útero.
O fluxo sanguíneo aumenta na 'Hora H'?
Sim! Na hora do sexo, a vagina recebe um aumento de fluxo sanguíneo na região do clitóris. Isso aumenta o tamanho e permite uma lubrificação que não deixará a mulher sentir dor durante a penetração.
Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/10-questões-sobre-a-região-%C3%ADntima-feminina#image=1