Últimas Notícias
Endometriose: diagnóstico e tratamento
A 59ª edição do Projeto Pauta Feminina reuniu especialistas nesta quinta-feira (27) para discutir diagnóstico, tratamento e intervenções que impactam a vida das portadoras de Endometriose.
Leia mais...- Acessos: 844
Endométrio
O endométrio está localizado no interior do útero. É composto por células glandulares que frequentemente descamam, resultando na menstruação. A menstruação marca o período reprodutivo da mulher, iniciando na menarca e finalizando na menopausa, após o qual encontraremos o endométrio atrófico
As mulheres têm um risco de 2,6 % de desenvolverem neoplasia de endométrio durante a vida, correspondendo a cerca de 6% de todos os cânceres na mulher.
Há 2 tipos de neoplasia de endométrio com diferença na carcinogênese, epidemiologia e fator prognóstico:
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de endométrio é feito por meio da biópsia. A amostra de tecido endometrial pode ser obtida pela curetagem ou histeroscopia.
Principais sintomas: o principal sintoma é o sangramento uterino anormal, ocorrendo em aproximadamente 95% dos casos. Cerca de 5% a 20% das mulheres pós menopausa, com sangramento uterino, apresentarão neoplasia de endométrio.
Pacientes na pré ou peri menopausa com sangramento uterino anormal também deverão ser avaliadas para neoplasia de endométrio.
Tratamento
O tratamento e estadiamento (saber como está a doença) inicial é feito com cirurgia. A cirurgia consta de histerectomia total associada a linfadenectomia pélvica e retroperitoneal, omentectomia (retirada de tecido gorduroso sobre o intestino grosso) e lavado peritoneal (coleta de líquido para análise de presença de células malignas).
É muito importante e fundamental a participação do patologista no momento operatório, pois indicará o local da neoplasia no útero e avaliará se há comprometimento cervical, o grau de infiltração da neoplasia no miométrio e o grau de diferenciação da neoplasia. Com essas informações obterá melhor avaliação da extensão da linfadenectomia.
Após a paciente ser devidamente estadiada pela cirurgia, avalia-se a necessidade ou não de tratamento complementar, que poderá ser realizado com radioterapia e ou quimioterapia.
Fatores derisco
Fonte: http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/endometrio/13/?gclid=CKnc-rPClb4CFTMA7AodCFwAxg