Entre em contato:
claudia.vasconcellos@iape.org.br

 

Últimas Notícias

Endometriose: diagnóstico e tratamento

 

A 59ª edição do Projeto Pauta Feminina reuniu especialistas nesta quinta-feira (27) para discutir diagnóstico, tratamento e intervenções que impactam a vida das portadoras de Endometriose.

Leia mais...

A causa exacta desta doença não está clara. Várias são as hipóteses que se especulam. Uma das teorias é que durante a menstruação, parte do tecido menstrual regressa ao abdómen através das trompas de Falópio, onde se implanta e cresce. Outra teoria sugere que a endometriose pode ser genética ou pode ser hereditária.

Também se investigou o sistema imunitário e a maneira como o mesmo estimula a endometriose. Segundo estas hipóteses, pode acontecer que o sistema imunitário não elimine adequadamente o fluxo menstrual ou que as substâncias químicas produzidas nas áreas afectadas pela endometriose irritem ou impulsionem o crescimento de tumores em mais áreas. Um estudo recente demonstrou que as mulheres que sofreram desta doença têm mais probabilidades de sofrerem de transtornos do sistema imunitário nos quais o corpo ataca os seus próprio tecidos. Também descobriram que as mulheres com endometriose têm maiores probabilidades de sofrerem de fatiga crónica e de fibromialgia.

Outros investigadores estão a observar a endometriose como uma doença do sistema endócrino, do sistema das glândulas, das hormonas e de outras secreções, já que parece que o estrogeneo fomenta o crescimento desta doença. Também afirmam que certos agentes ambientais, como a exposição a substâncias químicas, podem ser a causa da endometriose.

Fonte: www.todopapas.com.pt