Entre em contato:
claudia.vasconcellos@iape.org.br

 

Últimas Notícias

Endometriose: diagnóstico e tratamento

 

A 59ª edição do Projeto Pauta Feminina reuniu especialistas nesta quinta-feira (27) para discutir diagnóstico, tratamento e intervenções que impactam a vida das portadoras de Endometriose.

Leia mais...

Endometriose na Adolescência

Desde a primeira menstruação ao redor dos 13 ou 14 anos, a doença pode se manifestar e progredir lentamente até a idade adulta, quando os sintomas ficarão mais evidentes e o comprometimento dos órgãos pélvicos poderão ser bastante acentuados. Entre 45 a 70% dos adolescentes com dor pélvica menstrual forte estão os potenciais portadores de endometriose. A cólica menstrual forte na adolescente não deve ser desconsiderada e sim bem avaliada por um ginecologista experiente e atualizado neste assunto, principalmente se houver histórico familiar.

Leia mais:Cólicas fortes na adolescência já podem indicar endometriose.

Por: Dra. Denise Coimbra

Olá, Doutora! Eu tenho 19 anos e uma vida sexual ativa, mas me previno com pílula anticoncepcional. Estou com uma dúvida que está me tirando o sono, pois a minha menstruação, neste mês, veio em pouca quantidade, escura e com “coágulos”. Também senti umas pontadas antes de menstruar. Uma amiga me disse que pode ser endometriose. Isso é verdade? O que pode ser? Aguardo sua resposta! 

Leia mais:Descubra o que caracteriza esse problema. Ele pode ser grave se não tratado na hora certa, cuidado!

Analise    de  resultados da videolaparoscopia  & Histologia

Dr. Paulo Guimarães

Goiânia - Teresina- Brazil

A endometriose atinge uma mulher em cada nove  na população mundial. .Perto de 50% destas mulheres padecem de  infertilidade  e dor pélvica crônica com perda da qualidade de vida.

Leia mais:ENDOMETRIOSE & ADOLESCENTE& SINAL DE BENJAMIN

Na endometriose, pedaços do tecido que revestem o útero (endométrio) também crescem fora do órgão, geralmente nos ovários, nas trompas de Falópio, ou em outras partes da pelve. Como o endométrio, essas alterações teciduais equivocadas mudam em cada ciclo menstrual, endurecendo e, em seguida, se quebrando e sangrando.

Isto leva a um acúmulo de aderências ou cicatrizes fora do útero, com sintomas como dor pélvica e períodos menstruais dolorosos e pesados. Algumas mulheres também têm dificuldade para engravidar.

Há três formas de endometriose: endometriose superficial, endometriomas de ovário, e endometriose profunda, sendo esta última a forma mais extensa. Mulheres com endometriose profunda geralmente têm cicatrizes em várias áreas da bacia, incluindo vagina, bexiga, intestino e ligamentos que anexam o útero na pelve.

Leia mais:Segundo um novo estudo, períodos menstruais dolorosos que interfiram na vida normal de algumas...

Qual é a forma de tratamento?
Quem sofre de endometriose pode ficar impossibilitada de ter filhos no futuro?

Muitas adolescentes, assim como mulheres maduras, podem desconhecer que sofrem de endometriose, apesar de ser possível terem sintomas como: fortes dores menstruais, dores abdominais fora do período menstrual ou menstruações mais abundantes, que, em muitos casos, se consideram "próprios" do ciclo menstrual.

Leia mais:O que é? Pode manifestar-se na adolescência?