O que você precisa saber
O que é câncer de mama?
Câncer é uma doença na qual algumas células crescem no corpo “fora de controle”. Quando o câncer ocorre nas mamas é chamado de câncer de mama. As mamas possuem três partes: glândulas, ductos e tecido conectivo.
Algumas vezes as células da mamas se tornam anormais e crescem mais rapidamente que as células normais. Estas células diferentes formam uma massa chamada de tumor. Alguns tumores são benignos, ou seja, não cancerosos. Outros tumores são malignos, significam que são cancerosos e tem a habilidade de se espalhar para outras partes da mama e do corpo e causar disfunção nestas outras áreas.
Quem pode contrair um câncer de mama?
Todas as mulheres têm risco de adquirir um câncer de mama. Homens também podem adquirir, porém mais raramente.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22 % dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
No Brasil, as estimativas, para o ano de 2010, são válidas também para o ano de 2011, e apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer (1).
Como se faz sua prevenção?
Cientistas estudam a melhor maneira de se fazer sua prevenção. Os caminhos para se reduzir os riscos de adquirir o câncer de mama são:
- Ser fisicamente ativo fazendo exercícios regulares;
- Manter um peso saudável;
- Se estiver usando hormônios ou fazendo terapia de reposição hormonal, estude bem os riscos e benefícios desta terapia e veja se é bom para você;
- Limite o seu consumo de álcool.
O que eleva as chances de uma mulher ter câncer de mama?
Vários fatores podem aumentar o risco de se ter um câncer de mama, inclusive:
- Envelhecimento;
- Nunca engravidou ou engravidou tardiamente;
- A primeira menstruação (menarca) surgiu numa idade muito precoce;
- O início da menopausa foi tardio;
- Histórico pessoal de câncer de mama anterior ou certas doenças benignas de mama, como hiperplasia ductal atípica;
- Parentes com histórico de câncer de mama (como mãe, irmã, pai ou irmão);
- Algumas condições genéticas como certas mutações genes BRCA1 e BRCA2;
- Tratamento anterior com radioterapia em tórax ou mama;
- Uso de Terapia de Reposição Hormonal prolongada;
- Uso de contraceptivos orais;
- Hábito de beber bebidas alcoólicas;
- Inatividade física ou sedentarismo.
Quais são os sintomas?
Quando o câncer de mama começa, ele é muito pequeno e não provoca sintomas e nem sinais. Na medida em que cresce, causa alterações nas mamas que podem ser sentidas ou percebidas.
Os sintomas podem incluir:
- Percepção de caroço na mama;
- Um caroço que se alterou;
- Uma mudança do tamanho da mama;
- Dor no mamilo ou mama que não melhora;
- Descamação, vermelhidão ou inchaço na pele da mama;
- Um mamilo que estava normal e se torna invertido;
- Sangramento ou saída de fluido do mamilo que não seja leite da amamentação.
Se você tiver alguns destes sintomas, converse com o profissional médico. Eles podem ser ocasionados por algum outro câncer, mas somente quem pode avaliar isto é o profissional médico da saúde.
O que você deveria saber sobre a mamografia
Este exame de mamografia pode detectar o câncer de mama precocemente?
Mamografias são excelentes exames para a detecção precoce do câncer de mama.
Mamografias são exames em série feitos através dos raios X na mama, através dos quais os médicos irão procurar sinais precoces que sugerem câncer de mama, este exame pode detectar três anos antes de aparecerem os sintomas.
Quando o câncer de mama é detectado precocemente, o tratamento é mais efetivo, muitas mulheres podem ter vida longa e saudável.
Quando eu deveria fazer a mamografia?
Muitas mulheres começam a fazer mamografia aos 50 anos de idade e então repetem o exame a cada dois anos até os 74 anos. Converse com o seu médico se você tiver algum sintoma ou chances de desenvolver um câncer de mama, ou se houver casos de câncer de mama na família. Ele ou ela poderão recomendar que a sua mamografia inicie antes dos 50 anos de idade.
O que acontece se a minha mamografia vier anormal?
Se a sua mamografia vier anormal não entre em pânico, serão necessários mais exames para avaliar. Muitas mulheres necessitam de exames adicionais e a maioria não diagnostica câncer. Pode ser necessário que você faça outros Raios X ou outros testes antes do seu médico ter certeza. Outros testes incluem: ultrassonografia de mamas ou uma biopsia (remoção de pedacinho de tecido mamário e análise em lâmina de microscópio). Você ira passar com um mastologista ou cirurgião especialista em mamas, porque estes médicos são especialistas no diagnóstico de doenças da mama.
O que eu devo esperar ao realizar a mamografia?
O mamógrafo é um aparelho de Raio X especial.
Uma de suas mamas será posicionada sobre a base. Outra base irá comprimir a sua mama e achatar a mama. Estas bases irão manter as mamas achatadas até que o Raio X seja emitido. Estes passos são repetidos para a outra mama. As bases são movimentadas para se posicionar e fazer o Raio X.
Fazer a mamografia dura apenas alguns minutos. Você irá sentir uma pressão durante o exame. Muitas mulheres referem um desconforto e podem sentir um dolorimento. O que você vai sentir depende do tamanho das suas mamas, quanto será necessário pressionarem as mamas para um bom exame, a experiência do técnico em radiologia, em que fase do ciclo menstrual você está se você ainda tiver menstruação.
Após fazer o exame de mamografia o técnico em raio X irá checar se o exame foi de boa qualidade. Eles não podem fazer a leitura do exame ou dar o resultado. O radiologista é quem fará a leitura do exame. Você recebe o exame após alguns dias e o leva para o seu mastologista ou cirurgião especialista em mamas. Se o exame for anormal você ouvirá com mais facilidade após estas explicações. Caso o exame não saia em 30 dias contate o laboratório o quanto antes.
Fontes: www.cdc.gov/Cancer/BreastCancer e www.inca.gov.br